(11)

(11)

(11)

Inventário de Estoque

O controle do estoque realizado pela ATIVA Patrimonial é uma forma eficaz de Gestão de recurso financeiro oferecido para os seus clientes que tenham como principal objetivo evitar consumos desnecessários para o seu próprio negócio.

Inventário de estoque: economia assegurada por bons registros de estoque

O inventário de estoque é uma das formas mais seguras de garantia de classificação de todos os produtos disponíveis. É uma das modalidades de catalogação para assegurar a disponibilidade, controlando a entrada e saída de tudo eficientemente. Isso previne erros e perdas de lucro.

Saiba mais sobre inventário de estoque.

O que é inventário de estoque?

Inventário de estoque é como chamam o processo de classificação, identificação e contabilização de produtos armazenados no estoque da empresa ou comércio. Esse tipo de serviço oferece uma visão completa de tudo que entra e sai, para prevenir erros e perdas de lucro relacionado ao registro errôneo de vendas.

Não somente quantidade de produtos dentro de estoque, o inventário também estima o valor total do que há no armazém, condições e localização de tudo mantido. Isso permite que haja uma visão mais ampla do negócio e dos possíveis ganhos.

O inventário de estoque, tendo sido feito eficientemente, serve para certificar se o controle de estoque está sendo efetuado corretamente. Assim a empresa acaba obtendo um estoque de fato registrado.

Essa forma de catalogação detalhada impede que sejam adquiridos mais produtos para estoques, dos quais já estão cheios e não tem saída. Também dá uma visão mais ampla de possíveis extravios e perdas dentro do estoque, permitindo que o problema seja solucionado com maior eficiência.

Para um inventário de estoque eficiente, ele precisa ter três objetivos claros:

  • levantamento: contabilizando quais e a quantidade de itens integram o estoque;
  • arrolamento: essa é a fase de registro e conferência das principais características dos produtos, focando em quantidade e qualidade, por tipo;
  • avaliação: análise completa do valor total dos itens armazenados, resumindo, o quanto foi investido e quanto em média irá gerar de lucro;

Isso tudo permite que os lucros sejam maximizados e as perdas diminuídas com excelência.

Quais tipos de inventário de estoque existem?

Existem cerca de cinco tipos de inventários de estoque, todos pensados para diferentes empreendimentos. Desta forma, o empreendedor ou comerciante pode registrar tudo da da forma que achar mais conveniente e eficaz para o próprio negócio:

  • cíclico;
  • rotativo;
  • dinâmico ou parcial;
  • anual;
  • geral;

Cada um compreende características cíclicas, sazonais e periódicas que podem se adaptar no registro mais eficiente que traga mais lucros.

Quais os benefícios de fazer um inventário de estoque?

Um inventário de estoque bem feito traz diversos benefícios ao comerciante ou empreendedor. Entre eles, alguns dos destaques a serem mencionados podem ser as seguintes vantagens:

  • ter noção de quais e quantos produtos estão disponíveis no estoque;
  • poder fazer compras de produtos para reposição com maior precisão, pensando na disponibilidade e saída no estoque;
  • conseguir nortear ações para vendas, como promoção para produtos parados ou próximos da data de vencimento que representam perda de dinheiro;
  • realizar a identificação de divergências nos resultados, apurando as possíveis causas e concluindo com ajustes necessários;
  • evitar que o capital de giro fique imobilizado pela compra indevida, sem saídas pela existência e aquisição de produtos inadequados;
  • fazer o levantamento do valor total dentro do estoque;

Essas são somente algumas das vantagens que são atraídas ao contratar uma empresa como a Ativa Patrimonial, com profissionais especializados em inventário de estoque.

Faça Inventário de estoque com uma empresa de qualidade!

Com a realização desses serviços a ATIVA visa sempre a otimização dos níveis de estoque, começando em primeiro lugar, pelo endereçamento do local, utilizando se faixas de identificações visuais, criando o arruamento onde os bens serão ou estão armazenados.

Este importantíssimo inicio dos trabalhos de endereçamento, também minimizam os espaços perdidos com uso inadequado de mercadorias que são duplicadas no interior deste estoque, muita das vezes, por falta de controle interno do cliente e/ou a falta de endereçamento do almoxarifado, se perde muito dinheiro, criando um maior custo com estocagem, justamente quando o cliente já não consegue mais saber aonde estão armazenados seus produtos e sobressalentes ou como estão, se embalados, peças unitárias ou granel, e em que data vão vencer.

Este grande problema de falta de Gestão no estoque a ATIVA consegui sanar com a terceirização do primeiro inventário físico de estoque implantado na empresa, independente de sua segmentação.